30 dezembro 2006

O poder da "GRAXA"

A ANAC alegar que aplicou 285 multas em 2006, quer dizer o quê? Com que intenção um orgão regulador ameaça multar e, de vez em quando, aplica multas? Se com meia dúzias de empresas, consegue aplicar tantas multas é porque as empresas fazem o que querem, sem dar satisfação a ninguém.

Mas a técnica de falar grosso e depois afinar o discurso indica algo de sujo no ar, talvez a graxa.

O abuso no overbooking é o retrato da existência da graxa. O presidente da república é um homem bem informado. Apesar do sujeito se fazer de sonso, vez por outra, existem diversos órgãos de informação que o mantém muito bem informado.

Se ele disse que as empresas aéreas estão abusando de overbooking, é por que elas estão abusando de overbooking, realmente. O presidente não seria irresponsável de dizer algo sem base, não com a "estrutura de inteligência" que ele tem a sua disposição.

Mas o poder da "graxa" é uma coisa terrível. Mais forte que a fé, a graxa remove montanhas de obstáculos e dificuldades, muitas criadas para dar maior valor á "graxa". Existem casos de funcionários "graxosos", que falam grosso para aumentar a arrecadação da graxa, fazem a firula e depois amansam o discurso, dizendo que não foi bem assim..

Ratifico minha opinião de que toda a diretoria da ANAC e o seu presidente, deveriam ser cassados de seus cargos imediatamente. Se não são, é porque geram graxa suficiente para justificar suas presenças nas funções, mesmo que as conseqüências recaiam sobre o cidadão e o seu direito de ir e vir.

Quando existe excesso de graxa, ficar de pé ou voar se torna muito perigoso.
Share |

08 dezembro 2006

Apanharam o mentiroso

Quem é o mentiroso? O TCU ou o Ministro da Defesa do Lula? O Ministro Augusto Nardes do TCU - Tribunal de Contas da União, depois de investigar, afirmou que houve contingenciamento de recursos para a segurança de vôo, recursos com destinação definida por lei.

Aconteceu um crime, e um crime deve ter um responsável. Se não é o Ministro Valdir Pires, porque ele alega que não sabia, então é o seu chefe direto.

O Ministro da Defesa do governo Lula, o burlesco sr. Valdir Pires, mais parece "Ministro da Defesa da Mentira", afirmou categoriacamente que não havia desvio de verbas públicas, ou contigenciamento de recursos para a Aeronáutica e conseqüentemente para a segurança de vôo de aeronaves comerciais.

Este Ministro da Defesa do Lula mentiu publicamente, sabendo que havia forte e crônico contigenciamento recursos, o que esclarece o seu caráter torto e sua afinidade com o Presidente Lula. Aliás muito provável que ele mesmo, pessoalmente, coordenava este contigenciamento rigoroso contra as Forças Armadas e contra a Constituição. Talvez até, desviando a verba para fins ilícitos. Não consigo imaginar qual outra destinação seria dada a estes recursos, burlando a lei.

O Ministro Valdir Pires mentiu, porque quiz. O sr. Valdir pode alegar que não sabia, neste caso, sua incompetência técnica e moral é absoluta, e a responsabilidade recairá sobre o seu chefe, o chefe da quadrilha. A Desfesa do Brasil está entregue a gente deste tipo, profundamente incompetente e com caráter duvidoso.

O TCU deve pedir a saída do presidente e de toda a atual diretoria da ANAC, urgentemente, para ontem. Caso contrário, aumentam as possibilidades de ocorrer um próximo acidente de grandes proporções. Neste caso não vai adiantar nada dar entrevista dizendo que este é um caso de "simples solução", ou que "está tudo normal na aviação civil".
Share |