27 abril 2006

O valor de um brasileiro (2)

Esta série é uma singela homenagem aos senadores verdadeiramente NANICOS (Renan Calheiros, Heloisa Helena, Sarney etc). São sardinhas que se consideram caviar.

Quanto vale um brasileiro? Depende de onde ele viva, pode valer muito ou pode valer muito pouco. Os brasileiros que vivem em currais eleitorais rurais valem mais do que os brasileiros que vivem em cidades. Cabe lembrar que o MST é rural. Cabe lembrar também que existem senadores que valem muito pouco ou quase nada, considerando o voto como unidade de valor.

Os brasileiros mais valiosos vivem no Amapá, em Roraima e nas Alagoas, mas este estado eu vou deixar para o próximo bloco. Um brasileiro do Amapá, considerando apenas o Senado, vale 81 brasileiros de São Paulo. São Paulo conta com 27.684.224 eleitores, enquanto o Amapá, além de ter o Sarney como senador, possui apenas 340.830 eleitores apenas.

Cabe lembrar, que o Amapá por onde o Sarney se elegeu representa 0,27% de todos os eleitores brasileiros. Percentil muito inferior a margem de erro de qualquer pesquisa de opinião do Ibope ou da Data Folha. Este estado, o Amapá, elegeu a mesma quantidade de senadores que o Estado de São Paulo, tres. Sendo que o Amapá elegeu o Gilvan Borges, o Sarney (ambos do PMDB) e o Papaléo Paes do PSDB.

Você conhece o Papaléo? Nasceu em Belém do Pará, terra do Sarney, se elegeu com 124.417 votos pelo PTB, passou para o PMDB (maio de 2003) e já está no PSDB! Incrível, esse homem deixa louca a militância de qualquer partido! Para onde irá depois, ninguém sabe. Senador-retirante, se retirou de quase todos os partidos.
Tem certeza que você nunca ouviu falar dele? Mas ele gasta o seu dinheiro com uma facilidade idualmente incrível. Foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar no Grau de Grande Oficial, em 2004. Fala por você.

Tudo isso, 3 senadores (e que senadores!), 8 deputados, um grupelho de suplentes, sem rostos e sem votos, e uma penca de assessores, gerando um custo absurdo para o Estado com um eleitorado de apenas 340 mil votos. O Bairro de Copacabana numa praia da cidade do Rio de Janeiro tem mais de 1 milhão de eleitores, 3 vezes mais, sem qualquer senador, suplente, sem gabinete de luxo, e sem uma penca de assessores.

Tudo isso com o seu aval, não se esqueça. No referendo eleitoral você validou o sistema.
Na próxima mensagem alguns projetos e seus criadores.
Share |

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home