27 abril 2006

O valor de um brasileiro (3)

Esta série é uma singela homenagem aos senadores verdadeiramente NANICOS (Renan Calheiros, Heloisa Helena, Sarney etc).

Roraima com um eleitorado ainda menor, 218.681 eleitores, equivalente a 0,17% do eleitorado brasileiro, também elegeu tres senadores: Romero Jucá (PMDB, olhe ele ai de novo), Augusto Botelho (PDT) e Mozarildo Cavalcante (PTB). Vamos observar as suas obras.

O senador Romero Jucá do PMDB, conseguiu a façanha de pretender tranformar o Brasil num permanente dependente da energia da Venezuela. Isto enquanto, o seu líder - O Lula - aparece enaltecendo a auto-suficiencia do Brasil, em petróleo, patrocinado pela Petrobrás. Segundo este senador, o Brasil vai importar energia elétrica da Venezuela para abastecer a duas capitais brasileiras, Boa Vista e Manaus. O Brasil estará nas mãos e dependente do humor do Hugo Chaves. Este senador é muito útil mesmo.

Outro projeto deste senador, Romero Jucá, pasmem, é a criação da Justiça Agrária. Na cabeça de senador, o Brasil com a maior quantidade de leis do PLANETA, precisa de outro tanto para julgar crimes ocorridos no campo! E todas as leis que ai estão serão transformadas, digamos, em Justiça Urbana. Parece piada mas não é. Esse pessoal que faz leis não admite a possibilidade de viver sob as leis que eles mesmos fazem. Parece que fazem essa carroça de leis apenas para nós. Quanta honra! Obrigado. Mas certos presentes eu dispenso.

O senador Augusto Botelho do PDT, quer criar uma espécie de ALCA, mas só para o município de Bonfim, em Roraima. Outro projeto de sua autoria foi arguir a ministra do Meio Ambiente sobre a quantidade imensa de madeira de lei, que saía ininterruptamente de assentamentos rurais. A ministra respondeu, e ele arquivou a resposta. Pronto, passou. Não foi nada. Passou e está arquivado. Pronto.

Foi de sua autoria o pedido de alteração da Constituição Colcha de Retalho para criar a Justiça Agrária. Sem votos suficiente que o autorize a tanto, nas minhas contas.

Não satisfeito com isso tudo, ainda sofreu a infeliz idéia de propor que os presos votem! O sujeito está preso e subjugado por um carcereiro, do qual depende para tudo no mundo exterior, e este senador, cândidamente quer por que quer, que o preso exerça seu direito de votar!! Completando a artimanha para o voto de algema, outro de seus projetos, é o recibo de voto, que eu acho interessante para os grandes centros. Mas, não para redutos, que são verdadeiros currais eleitorais. Deve imaginar, que se o preso ousar votar no seu adversário ele manda encher o "ingrato" do preso de bolachas. Isto sim podemos chamar de voto-de-algemas para variar um pouco com o voto-de-cabresto, este só para a área rural. Ele ainda sofreu outra idéia genial. Presentear o atual presidente com uma boquinha vitalícia no Conselho da República, outro de seus projetos.

Para o final deste bloco o "supra-sumo", o melhor da festa...
Outro senador interessante, e nada representativo, é o senador Mozarildo Cavalcante do PTB, este senador acredita que vai melhorar muito o Brasil se criar um estado para cada rio da região amazônica. Claro, desde que cada estado desse, eleja 3 senadores e no mínimo 8 deputados além dos suplentes, gabinetes de luxo e assessores com fartura. Este senador propos a criação dos seguintes estados: Estado do Araguaia, Estado do Tapajós e o Estado do Solimões. Quando esse senador acabar a sua obra, teremos mais 9 senadores, no mínimo 24 deputados, mais de 33 suplentes e cerca de 726 novos assessores no Congresso Nacional e mais 33 novos gabinetes luxuosos e suas mordomias. E o nosso voto valendo menos ainda. Políticos eleitos pela floresta para criar mais dificuldades ao país! Bancados por nós cidadãos.

Cabe ressaltar que, tudo isso com apenas 218.681 eleitores, fora os deputados nas Câmaras Estaduais, as estruturas de governos. Então, concluindo este bloco, chegamos a conclusão que bastam 218 mil eleitores no lugar certo para produzir um estrago de grandes proprorções nacionais.

Você sabia, que o vereador mais votado da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, recebeu mais votos sozinho do que todo o eleitorado de Roraima. Neste caso, nenhum senador, nenhum deputado apenas um vereador.

Outro lugar onde um brasileiro é muito valioso, é no estado de Alagoas. Ah!.. Lá em Alagoas, terra do Collor. Este estado já elegeu até um Presidente da República e deu no que deu.

No próximo bloco: As Alagoas.
Share |

O valor de um brasileiro (2)

Esta série é uma singela homenagem aos senadores verdadeiramente NANICOS (Renan Calheiros, Heloisa Helena, Sarney etc). São sardinhas que se consideram caviar.

Quanto vale um brasileiro? Depende de onde ele viva, pode valer muito ou pode valer muito pouco. Os brasileiros que vivem em currais eleitorais rurais valem mais do que os brasileiros que vivem em cidades. Cabe lembrar que o MST é rural. Cabe lembrar também que existem senadores que valem muito pouco ou quase nada, considerando o voto como unidade de valor.

Os brasileiros mais valiosos vivem no Amapá, em Roraima e nas Alagoas, mas este estado eu vou deixar para o próximo bloco. Um brasileiro do Amapá, considerando apenas o Senado, vale 81 brasileiros de São Paulo. São Paulo conta com 27.684.224 eleitores, enquanto o Amapá, além de ter o Sarney como senador, possui apenas 340.830 eleitores apenas.

Cabe lembrar, que o Amapá por onde o Sarney se elegeu representa 0,27% de todos os eleitores brasileiros. Percentil muito inferior a margem de erro de qualquer pesquisa de opinião do Ibope ou da Data Folha. Este estado, o Amapá, elegeu a mesma quantidade de senadores que o Estado de São Paulo, tres. Sendo que o Amapá elegeu o Gilvan Borges, o Sarney (ambos do PMDB) e o Papaléo Paes do PSDB.

Você conhece o Papaléo? Nasceu em Belém do Pará, terra do Sarney, se elegeu com 124.417 votos pelo PTB, passou para o PMDB (maio de 2003) e já está no PSDB! Incrível, esse homem deixa louca a militância de qualquer partido! Para onde irá depois, ninguém sabe. Senador-retirante, se retirou de quase todos os partidos.
Tem certeza que você nunca ouviu falar dele? Mas ele gasta o seu dinheiro com uma facilidade idualmente incrível. Foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar no Grau de Grande Oficial, em 2004. Fala por você.

Tudo isso, 3 senadores (e que senadores!), 8 deputados, um grupelho de suplentes, sem rostos e sem votos, e uma penca de assessores, gerando um custo absurdo para o Estado com um eleitorado de apenas 340 mil votos. O Bairro de Copacabana numa praia da cidade do Rio de Janeiro tem mais de 1 milhão de eleitores, 3 vezes mais, sem qualquer senador, suplente, sem gabinete de luxo, e sem uma penca de assessores.

Tudo isso com o seu aval, não se esqueça. No referendo eleitoral você validou o sistema.
Na próxima mensagem alguns projetos e seus criadores.
Share |

26 abril 2006

O valor de um brasileiro (1)

Esta série é uma singela homenagem aos senadores verdadeiramente NANICOS (Renan Calheiros, Heloisa Helena, Sarney etc).

A divisão política do Brasil em Estados da Federação, não segue nenhum critério de equilíbrio razoável. Os estados e suas fronteiras, são definidos por razões obscuras. Também no valor do voto, razões obscuras fazem com que um eleitor possua mais poder com seu voto, em detrimento de outros eleitores.

Os políticos são eleitos por uma minoria. A maioria escolhe apenas alguns poucos. Estou publicando uma série de textos para tratar desta questão. Claro que não será esgotado o assunto. Mas podemos ver muitas incoerências, que refletem no comportamento dos políticos e em suas decisões tortas, em dicotomia absoluta com os anseios da população. Esta série tem o objetivo de discutir essas distorções.

Cada estado possui 3 senadores. Aqui, dissonante com o tamanho territorial e com o tamanho do eleitorado, existe uma isonomia de poder para os estados. Porém o estrago que um senador, que possui menos votos do que um vereador, pode fazer a nação brasileira é enorme. Descompromissado com a maioria do eleitorado brasileiro, o senador pode causar prejuízos incalculáveis de toda ordem, sem expressar o menor constrangimento.

Se somarmos o eleitorado dos estados Ceará, Piauí e da Paraíba, serão 9,749 milhões eleitores elegendo 9 senadores. Por outro lado, o estado de Minas Gerais com os seus 13,416 milhões de eleitores, consegue eleger apenas 3 senadores.

Se somarmos o eleitorado de Pernambuco, Alagoas e Segipe, encontraremos 8,764 milhões de eleitores, novamente elegendo 9 senadores. Em contrapartida, o Estado do Rio de Janeiro com 10,758 milhões de eleitores, elege apenas 3 senadores.

Se somarmos todo o eleitorado dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul (apenas 5 estados), e apenas para comparação obteremos 66,515 milhões de eleitores, elegendo 15 senadores. Por ouro lado, o eleitorado total de Piauí, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e Alagoas (7 estados), conseguem eleger 21 senadores com apenas 20,555 milhões de eleitores.

Muitos assuntos de interesse do povo brasileiro não deveriam passar pelo crivo deste colegiado, ele não representa o povo brasileiro.

Referências da série:
a) Eleitorado referente a Fevereiro/2006, última atualização do TSE na data da redação desta mensagem.
b) Bancada na Eleição de 2002 para Deputado Federal.
Share |

22 abril 2006

Quem são os inimigos do Brasil?

Este senhor é o General Francisco Roberto de Albuquerque, comandante do Exército Brasileiro. Não sei porque, ele decidiu condecorar com a Ordem do Mérito Militar a sra. Dilma Rousseff, conhecida ex-terrorista e que nunca prestou relevantes serviços ao Exército Brasileiro. Porque então conceder a comenda? Ela, certamente movida pela coerência e ética não compareceu a solenidade. Pois, se ela está trabalhando diuturnamente para a subversão da ordem pública, apoiando o MST, coerentemente não poderia comparecer a solenidade. Deixou o general com a comenda na mão, e na mídia o ato político, um "bolo".

O MST e seus tentáculos, vão invadindo propriedade privadas, que o governo tem a obrigação de defender e não defende, saqueando, humilhando e matando impunes com o apoio político do Presidente da República e de todo o seu governo, incluindo o PT, todos os partidos políticos de esquerda, e até do STF, quase todos os seus ministros indicados por este governo. Esses políticos, guerrilheiros, subversivos, terroristas agem impunes sob a égide desse governo, que o general pretendeu condecorar. Cabe lembrar, que o general faz parte do Estado, e não desse governo.

O país está vivendo uma guerra de guerrilha, na qual por enquanto, apenas um lado está lutando e destruindo vívidamente. Esta guerra de guerrilha se transformará em guerra civil, em breve, quando os vilipendiados começarem a reagir, independente das leis feitas por esses políticos que apoiam esses guerrilheiros, terroristas e subversivos. Quando isso ocorrer, não poderá haver meio termo. Uma anistia nos moldes da "falaciosa", não poderá ser implementada novamente, não haverá crédito para isto.

Portanto, o derramamento de sangue deverá ser levado até a derrota total de um dos lados. Ou ganha essa esquerda vagabunda, subversiva, rancorosa, desordeira, criminosa. Ou ganha o cidadão brasileiro, amante e desejoso da paz e da ordem para o progresso, conforme recomenda a nossa bandeira pátria. Esse cidadão pegará em armas para defender sua pátria, seu patrimônio, sua dignidade, e promover a paz.

Pobre do guerreiro que não conhece seu inimigo. Desgraçado o povo que depende desse guerreiro para viver em paz.
Share |

18 abril 2006

O Anti-Lula do Lula

Parece piada, e é! Itamar Franco indicado pelo PT!
O sr. Itamar Franco seria um candidato razoável, se considerarmos sua passagem pela Presidência da República. Não recebeu nenhum voto e acabou com a inflação escorchante, fortalecendo o Real. Outros aspectos da sua administração, também poderiam indicar positivamente sua pré-candidatura. Mas o seu lançamento como pré-candidato foi feito pelo José Dirceu, o que lhe garantiu o apoio de toda a ala governista do PMDB, matou políticamente o candidato, segundo meus critérios.

Na política, os atos são fatos. Um candidato indicado por um deputado cassado, que segundo consta, chefiava os 40 ladrões e respondia diretamente ao Ali Babá, definitivamente não se pode levar a sério. No caso da vedete sem calcinhas, no carnaval do Rio de Janeiro até lhe emprestou certo estilo liberal. Mas esse fato passou. O ato de agora é cáustico, é destruidor.

Na minha opinião, mesmo que ninguém se interesse, este ato da reunião com o José Dirceu resultou em duas conseqüência claras e que já percebi seus efeitos no feriado da páscoa.

A indicação para a militância do PT, que o Itamar é "o candidato do PT", foi clara. Esta conseqüência, já colheu frutos. No feriadão da Páscoa, ouvi a militância petista louvando o Itamar, e afinando o discurso enaltecendo a figura.

A outra conseqüência muito mais simples, também já colheu frutos muito antes do feriado da Páscoa. Não voto no Itamar, porque foi indicado pela quadrilha do PT, mensaleiros e seus asceclas do PMDB governista.

Na minha opinião o governo poderia passar a informação para o PMDB governista e para a sua militância sem esse ato, a reunião dos dois. Na verdade o Itamar, que não deveria ter aceitado a reunião, agora já se tornou cúmplice de todos os crimes cometidos pelo PT, já que vai garantir a impunidade do PT no seu provável(?) futuro governo. O que eu não admito de jeito nenhum.

Mas a vaidade do José Dirceu não tem limites. A sede de poder do Itamar não é menor. Não poderiam deixar de fazer a reunião. O sr, José Dirceu, na minha opinião é um pré-réu, deputado cassado por pressão da opinião pública a contra-gosto dos seus colegas, e dos seus comparsas deputados. Acobertado por juízes e políticos que a revelia da moral e dos bons costumes se mantém no poder, debochando dos cidadãos brasileiros, debochando das leis brasileiras. Itamar é o pelego da vez do José Dirceu. Caso o PMDB escolha efetivamente o Itamar, e o Garotinho o apoie, o PSDB vira abóbora com chuchu.

Não voto nessa gente. A minha campanha do voto nulo, está só aquecendo, será iniciada em julho, efetivamente. Até lá, eu aguardo por um candidato decente com projeto de governo claro e eficaz.
Share |

17 abril 2006

A responsabilidade política

Está em movimento uma tese para acobertar a falta de ética do PT e dos demais partidos políticos, inclusive boa parte da imprensa, que o apoiam direta ou indiretamente, no sentido de transferir a responsabilidade pela frouxidão moral, que assola a sociedade brasileira para nós cidadãos brasileiros. Eu estou de olho neste movimento e acuso a intenção por detrás dos seus defensores.

A classe política é a responsável primeira e direta sobre esta questão. Se existe qualquer nível de frouxidão moral, em nosso meio, a responsabilidade é da classe política. A política também estabelece padrões éticos para a sociedade de um Estado laico.

A classe política permeia para a sociedade uma permissividade, que destrói as instituições materiais e imaterias de nossa sociedade. Todos os problemas advindos a essa permissividade são de responsabilidade única e exclusivamente da classe política.

Eu não aceito, que a classe política, e alguns formadores de opinião, passem a atribuir a sociedade a culpa por essa permissividade e frouxidão moral. Afirmar que os políticos são retrato do nosso povo é um engano de alguns e uma canalhice de outros, porque o sistema eleitoral viciado permite apenas aos mesmos se elegerem, ou os que rezem pela suas cartilhas.

A classe política dá o exemplo, e a sociedade ajusta seu entendimento do certo e do errado a partir dos critérios estabeleciods e amplamente divulgados pela própria classe política, e sua mídia. Acontece, que existem alguns que resistem, e continuarão a resistir, até que a classe política, e seus agentes, iniciem um processo de intolerância com o crime na política.

Até que os surdos ouçam, voto nulo!
Share |

09 abril 2006

Os militantes e as frutas

abóborasExistem tempos de planejar o plantio, tempos de arrar a terra, tempos de semear, tempos de capinar e tempos de colher o que plantamos. Na política é a mesma coisa, estamos em tempos de planejar o plantio. E tem gente açodada, que já começou a semear chuchu, sem planejar o plantio, sem arar ou adubar a terra. Depois reclamam que o poderoso de plantão é um ladrão, vive de maracutaias, pratica latrocínios ou se mostra cínico com os crimes que praticou.

Ao lado uma foto de um grupo de militantes de primeira hora do PSDB(*). Militantes do tipo que ouvem e saem repetindo as palavras de ordem recebidas, sem nem mesmo se dar conta da causa que estão defendendo.

O voto na atual conjuntura, e considerando o poder quase absoluto de um presidente da república no Brasil de hoje, é uma aval forte demais para se dar a alguém que fala nas entre-linhas, que não se expõe, que não afirma categoricamente o seu plano de governo.

Chega de experiências inúteis. As conseqüências de votar na esquerda, já conhecemos. Faltam nesse país políticos sérios para implementarem ações políticas sérias e construtivas. Sobram oportunistas para jogar o jogo político-partidário podre, inepto e incompetente, emoldurado por um discurso pseudo-humanitário, pseudo-ético e falacioso.

Estou aguardando que estes partidos nos ofereçam políticos melhores e mais comprometidos com o desenvolvimento pessoal e material de todos os cidadãos brasileiros, até que isso aconteça, voto nulo.

(*) Inspirado no conto da Cinderela, muito bem lembrado pelo S0mbr4. Cabe lembrar, que no conto, os cavalos que puxavam a carruagem, neste caso os politicos que cercam o candidato, viraram ratos.
Share |