31 dezembro 2005

A homenagem de Arnaldo Jabour a este blog

As catarses do Arnaldo Jabour espelham o sentimento geral, quase sempre. Suas crônicas e artigos são mais conhecidos na internet que nota de R$ 1,00. Sua receita simples é dar voz a frustação de grande parte da nossa sociedade (de todas as classes).

Este antigo esquerdista, tem hoje uma visão muito crítica da esquerda brasileira e do modo de exercício do poder tal como é levado a efeito, em Brasília e tantas outras cidades do Brasil.

Desta vez, entretanto, fiquei comovido com a homenagem (certamente involuntária), que fez a este modesto blog no último parágrafo desta crônica (ou seria um retrato de uma catarse coletiva),
Só nos restam as maldições, publicada no jornal O Globo de 27 de dezembro deste ano que finda.

Obrigado Arnaldo, quanto a este arcanjo pode deixar que minha ira é santa, minha força eterna e meu clamor divino. Combaterei esta corja em 2006, 2007, 2008 ad eternum.

Feliz Ano Novo, Arnaldo.
rsrs

Nota: O link para o jornal O Globo exige um simples cadastro.
Share |

25 dezembro 2005

Réquiem da esquerda brasileira.

O deputado Gabeira (PV-RJ), desta vez nos oferece o réquiem da esquerda brasileira e anuncia a queda do muro de Berlim, que a esquerda não assimilou, ainda. Recomendo a leitura da entrevista no original e também o olhar do Nemerson sobre esta entrevista.

Alguns trechos do artigo Gabeira contra os cafajestes (texto de Luiz Antônio Ryff publicado No Mínimo-Reportagem no domingo, 25 de dezembro de 2005, repercutida no Resistência-Nemerson Lavoura):
"(..) Não há lealdade ao passado que possa ser invocada: “Senão, você acaba entrando no clima de cumplicidade para acobertar equívocos e erros. Estou aprendendo a tratá-los como os cafajestes que eles são”, diz ele, (..)"
“Lula parece um daqueles grandes cafajestes, extremamente simpáticos, envolventes, que nos emocionam, mas nos enganam o tempo todo. (..)”

O governo Lula, para ele, é o fim dos sonhos da esquerda no Brasil.(..)“Não há mais conteúdo transformador nenhum. A única preocupação deles é se manter no poder. (..)"

"(..) O socialismo foi um fracasso histórico. “E, com a eleição de Lula, estamos inseridos nesse fracasso, junto com a maioria do eleitorado brasileiro”, diz. “O marxismo era um colchão intelectual. Dava pra interpretar qualquer fato sob a sua ótica. É muito confortável. Mas gera um conformismo intelectual”, avalia ele, que começou a rever seus dogmas quando estudava antropologia na Suécia.

Foi iniciado então, o desmonte da esquerda brasileira. Quem beijou, beijou, quem não beijou não beija mais. Caixão fechado! Que Deus (ou o D...) a tenha e a guarde.
Share |

21 dezembro 2005

Motivo (1) ou "Pense sobre a 3ª lei de Newton"

Este blog também é cultura. Técnica, mas cultura.
Presidente da OAB condena absolvição de irmão de Genoino.
"- Essa absolvição é mais um escárnio à população brasileira, assim como muita coisa que está acontecendo ultimamente no mundo político brasileiro - afirmou Busato."
Publicado no primeiro link, logo abaixo.
É por essa notícia, e por outras, que eu publiquei o post anterior.

Escolha o link para se inteirar melhor da situação:
O Globo; Folha on-line; Veja on-line
Share |

19 dezembro 2005

Sucatear as Forças Armadas, quem são os responsáveis?

Gostaria de oferecer aos amigos leitores texto mais ameno. Talvez A Ceia dos Cardeais, obra teatral de Júlio Dantas, que recomendo a leitura.
Entretanto, este blog é um diário de anotações políticas e da situação política em que vivemos, a cada dia.
Por este motivo, hoje tratarei de outra "ceia". O almoço do Presidente da República com os militares (oficiais generais das três Forças Armadas), ocorrido no dia 15-12-2005.

Algumas impressões dos militares sobre o almoço. Bem entendido, dos militares aposentados que podem falar, porque os militares da ativa não podem se manifestar publicamente, mas que espelham o ânimo e a realidade do meio:
"Temos a impressão de que o pessoal do atual governo tem pudor de se reunir com os militares, de vez que nenhuma nota sobre o evento foi veiculada pelos órgãos de divulgação do Planalto, talvez procurando esconder a vergonha de um governo fraco perante homens fortes por formação".

"Todo chefe militar sabe que é perigoso sinal de fraqueza quando o comandante reúne seus subordinados para apresentar justificativas sobre sua própria incompetência e inoperância".
"Assistiu-se a um desfilar de justificativas, inclusive a defesa do Ministro da Defesa".

"Em reuniões militares não se batem palmas. Quem as recebe permite que, no amanhã, seja vaiado. No almoço essas duas normas foram feridas, perigosamente".

Mais do mesmo.
Depois que os chefes de cada Força Armada compareceram no Congresso Nacional, e indagados pelos congressistas (deputados e senadores) responderam com a verdade, sobre o estado lamentável de sucateamento das Forças Armadas, O sr. Lula, Presidente da República, foi para a imprensa e fez publicar:

"Não acredito que um brasileiro sinta orgulho, ao aparecer um comandante para dizer que 60% dos navios estão deteriorados, ou aparecer alguém dizendo que metade dos aviões estão avariados, ou dizer que os nossos tanques não têm mais manutenção, ou que não pode contratar 100 mil recrutas porque não tem dinheiro para alimentar essa meninada. Aí, já não é mais dificuldade econômica, aí é falta de definição de prioridades e, isso, nós temos que corrigir urgentemente".

O que os militares pensam disso:
"-Ele gostaria que os Comandantes Militares mentissem para o seu povo, como faz o seu governo, que além de mentir apóia corruptos e corruptores?"
"-A cada ano, neste governo incapaz, os militares são mais humilhados. Já fomos chamados de bando e agora, tem a desfaçatez de querer alcunhá-los de INCAPAZES".

Já existiu um governo que trilhou este mesmo caminho traçado pela esquerda brasileira há alguns anos atrás. A tentativa de enxovalhar as Forças Armadas nunca dará certo. A esquerda não confessa, mas toda a esquerda por princípio ideológico, odeia os militares porque, eles cultuam uma virtude, que a esquerda detesta e repele, a DISCIPLINA.

Na bandeira nacional está escrito "Ordem e Progresso", não sei como seguir esta recomendação sob um governo de esquerda. A esquerda tem por prioridade primeira a desmoralização da ordem e trabalha impedindo a nação brasileira de progredir. A esquerda tem como cerne de seu discurso libertário a ruptura da ordem e da disciplina. Portanto, incompatível com as inscrições de nossa bandeira. A esquerda, muito breve tentará mudar nossa bandeira.
Aos sr. militares e civis amantes da ordem e da disciplina, deixo meus sinceros votos de um Feliz 2006.
A NAÇÃO FICARÁ LIVRE DA MEDIOCRIDADE EM 2006!
Share |

Quem é que manda, afinal?

Que democracia é esta em que o povo não manda nada, só paga tudo e obedece as ordens dos criminosos oficiais e extra-oficias?
O narcotráfico manda fechar o comércio e o comércio fecha. O governo assiste. Nós pagamos os impostos mais caros do mundo e o governo assiste. Apenas assiste.
Devo acreditar que o governo, sendo conivente com os desmandos, parece sócio do narcotráfico. A classe política é a responsável por esta situação absurda e inaceitável.

Você não acredita, caro leitor?
Outros links:
Estadão
http://www.estadao.com.br/cidades/noticias/2005/dez/18/100.htm
Globo Online (depende de cadastro)
http://oglobo.globo.com/online/plantao/2005/12/18/189686921.asp
Share |

13 dezembro 2005

O Brasil agoniza! (2)

No governo do sr. Lula da Silva, as elites das esquerdas nada fizeram para o Brasil nos 3 últimos anos de governo. A inoperância absoluta, e relativa, sobre todos os aspectos da vida brasileira é indiscutível. Sem sinais, ou chances, de melhorar no último ano de governo, ano eleitoral, completará o governo mais atrás de onde começou.

O próprio ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, responsável pela área que deu alguma resposta ao Brasil no aumento das exportações, não vislumbra qualquer alento de melhora do quadro de agonia, letargia e dor do Brasil. O ministro afirmou: "O governo não faz sinalizações, não traça cenários, objetivos, nem estabelece meios para atingi-los".

Todos os ganhos que o país obteve com aumento de impostos, rigor fiscal e aumento da exportação foram desperdiçados com muito papo, nenhuma obra e desvio de capital para o exterior. Provavelmente, todo esse dinheiro desviado para o exterior, voltou como capital estrangeiro e endividamento externo, que exigirão juros cada vez maiores para remunerar esse capital de brasileiros impunes.

Nenhum metro de estradas foi licitado nos 3 últimos anos de governo, nenhuma obra realizada, que justifique tantos recursos arrecadados. A máquina administrativa cresceu tanto para nada, que não sobrou recursos para o governo construir o país.
O Brasil agoniza nas mãos esquerdas do coletivo incompetente crônico, falastrão e incorrigível. Até quando ficarão impunes, esses que zombam do povo que os elegeram? Quem será pelo Brasil? Quem será por nós eleitores brasileiros?

Perceber o humor do ministro, leia aqui:
http://noticias.terra.com.br/brasil/crisenogoverno/
interna/0,,OI794644-EI5297,00.html
Share |

12 dezembro 2005

Guerrilha urbana com políticas públicas

O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa. Fornece exemplos de administração desenvolvimentista voltada para "o social", de onde menos se espera.

Que existem dois sistemas de governo, já sabíamos há muito tempo. O oficial ou governo que cobra impostos e nada faz e o extra-oficial, que além de não cobrar impostos, zela pela segurança pública e implementa políticas públicas de fomento ao comércio com sucesso.
O narcotráfico da cidade do Rio de Janeiro deu alguns exemplos de como se administra a coisa pública com sucesso. Aumentou a valorização dos imóveis, reduziu a zero os assaltos e a violencia urbana, e alavancou as vendas do shopping mais sofisticado da cidade. Realizou sozinho sem dinheiro público, e em duas semanas, o que os incopetentes oficiais nunca tiveram competência para fazer.

Cabe citar os imcompetentes que consomem impostos com avidez e nada fazem: Governo do Estado, Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil, toda a classe política do Rio de Janeiro, além das instituições adjacentes ao poder público carioca.

Não entendeu nada, leia aqui ou clique no link do texto ou copie, junte e cole a URL no seu browser:
http://www.nominimo.ig.com.br/?publicationCode=1&pageCode
=13&textCode=19914&date=currentDate&contentType=html
Share |

08 dezembro 2005

Opinão, quem precisa ter?

Um líder político precisa ter opinião, ou basta saber aproveitar a ocasião. É dispensável a verdade como virtude para um líder?

O ex-"primeiro ministro" afirmou
, que o presidente Lula é um "personagem difícil", talvez pelo jeito com que faz política. Todos nós sabemos que seu estilo é esse mesmo. Nada assume e a tudo que não se refere a ele diretamente, procrastina. Incentiva richas internas, na sua equipe, porque não lidera, e não lidera, porque não sabe para onde ir. Simples assim.
Dificil, sem dúvida. Nada segue adiante.

O José Dirceu pode iniciar o desmonte da imagem do Lula dentro do PT. Causar além do fim do governo, o fim do Lula na política partidária. Limpar o PT, um pouco, tornando-o mais comunista e menos fascista. Seria didático assistir a este duelo na "planice".
O Lula, o José Dirceu conhecia muito bem, assim como muitos outros dentro do PT, e não devemos esquecer as expulsões sumárias, capitaneadas por ele. Portanto, sem surpresas.

Nas assembléias internas do PT, o sujeito nunca entrava por onde deveriam entrar os palestrantes. Sempre insistia em adentrar pelo auditório cheio. Sempre fez isso. Cumprimentava muitos, ouvia alguns, sentia a direção do vento e...

Quando subia para a mesa já sabia a sua posição. Que me perdoem os políticos tradicionais da velha escola, uma figura política desse tipo, não tem opinião sobre as questões, tem apenas ocasião.

Muitos politicos são escravos da ocasião.
"A ocasião faz o ladrão". É o que andam dizendo por ai.

Leia mais aqui:
http://politica.dgabc.com.br/materia.asp?materia=505481
http://www.revistaforum.com.br/vs2/
Share |

07 dezembro 2005

Guerrilha urbana sem ideologia, sem família, sem nada (2)

Uma pergunta me vem à cabeça. Onde incendiar pessoas vivas é admitido?
Incendiaram o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, em Brasília 1997, os autores estão presos com todo o rigor que exige nestes casos hediondos? Ou não? Havia entre os responsáveis um filho de um juiz federal e enteado de um ministro do TSE? A este filho de um juiz foi dado o conceito de família ou o conceito corrente de políticos de Brasília?

A menina de 13 anos, segundo consta, é irmã de outros 6, orfã de pai e de mãe, "criada" pela avó. Criada é o modo de dizer, não vejo como uma avó que cuida de 6 com o ambiente típico das favelas do Rio, considerando o pouco fundamento familiar e a mínima cultura, só poderá transferir aos seus o que ela possui de bagagem cultural, afetiva, moral, técnica ou religiosa.

Os políticos e juizes como o pai do rapaz que incendiou o índio, por exemplo, pretende fazer o que para dar solução efetiva aos problemas sociais brasileiros. É para gente desse tipo que delegamos o governo deste país. Claro, só pode piorar.

Para tentar entender melhor sobre essa questão:
Globo online: (requer simples cadastro)
http://oglobo.globo.com/online/plantao/189558635.asp (assinatura fácil)
Jornal do ABC:
http://geral.dgabc.com.br/materia.asp?materia=505377
A Folha de São Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u116040.shtml

Sobre o processo dos incendiários do índio Pataxó (atenção especial ao último parágrafo da sentença)
http://jus2.uol.com.br/pecas/texto.asp?id=290
Nota:
Atualizado pelo autor a quantidade de irmãos, de 13 para 6, da menor de idade que participou do incêndio criminoso.
Share |

Guerrilha urbana sem ideologia, sem família, sem nada

Nova geração do tráfico deixa a polícia perplexa. Para a Delegacia de Repressão a Entorpecentes a situação do tráfico de drogas no Rio tende a piorar.

"A Polícia não tem capacidade de resolver a questão do tráfico de drogas no Rio."
Marina Magessi - inspetora e responsável pela seção de inteligência da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro - hoje, 07-12-2005

A inspetora concedeu entrevista para o Canal e-TV Jornal do Terra e se confessou impotente para dar solução para o problema do tráfico de drogas no Rio. Afirma que a cara do tráfico no Rio é a cara dessa menina de apenas 13 anos que incendiou pessoas vivas, dentro de um ônibus no bairro da Penha, na cidade do Rio de Janeiro. Das várias vítimas uma senhora mãe com seu bebê no colo. Prederam a menina, que se mostrou isenta de arrependimento, de culpa, de humanidade, de compaixão. Ao modo dos políticos.

A muitos anos, sabemos que o problema do crime organizado, ou desorganizado, não é uma questão policial, é política. Na síntese, a classe política é a responsável inicial e final, ou irresponsável, como preferir o caro leitor.

A solução do tráfico de entorpecentes no Rio ou em qualquer lugar do Brasil é uma solução política. Não existe vontade na classe política de resolver esta e outras questões fundamentais, porque não interessa a esquerda.
A esquerda, e no Brasil até a direita é de esquerda, a maneira do peronismo na Argentina, necessita dos desajustes sociais para sobreviver. Manter e até ampliar esses desajustes é uma prioridade inquebrantável da esquerda brasileira. Soluções paliativas e que aprofundam cisões e rupturas é o seu ideal.

Será que este é o ideal do povo brasileiro? Desconfio que temos no Brasil uma direita muito covarde para assumir o seu papel e equilibrar essa força nefasta e destruidora.

O link para conferir a notícia:
http://tv.terra.com.br/jornaldoterra
Share |

01 dezembro 2005

Ameaça, idéia ou espasmo

O Globo publicou matéria sobre a cassação do Deputado José Dirceu, com o título:
Em clima de constrangimento, nem a oposição comemora a cassação.

A matéria muito interessante, demonstra um compromisso estranho, na verdade parece um "espírito de corpo" dos compromissados com a manutenção dos acordos inconfessáveis, que regem, de vez em quando, compromissos do tipo "assina-e-retira", e outras coisas do mesmo gênero.

As autoras Maria Lima e Isabel Braga, descrevem o clima na Câmara durante, e após, a cassação do deputado José Dirceu. Dentre os parágrafos da matéria selecionei este, porque achei o mais emblemático.

"— Isso terá reflexo na democracia brasileira. Trata-se de uma cassação política. Hoje abriu-se um precedente perigoso — criticou o vice-líder do PT, Paulo Pimenta (RS)".

Entendi, por extensão... que a partir de agora uma maioria de deputados pode cassar sistematicamente seus opositores e suplentes correspondentes, até a eliminação completa dos adversários. Será, que ele estava se referindo a isso? E se estava, seria um espasmo ou uma idéia?

Sempre desconfiei que isto estava prestes a acontecer por iniciativa do PT, é claro.

Confira:
http://oglobo.globo.com/jornal/pais/189475445.asp
Share |

Um pensamento singelo

impedimento ja
"Não há maior crime contra o interesse público do que tratar com indulgência quem dilapida o erário".
Richelieu

Impedimento do Presidente da República, JÁ!
Não há outra solução!
Share |

Sai daí, Zé.

Saiu.
Share |